A televisão forma, informa ou deforma

Desde que foi criada, a televisão é o centro das atenções, sendo usada por milhões e até mesmo por bilhões de pessoas no mundo todo, não importa o quanto se é pobre, a televisão é um aparato acessível a todos.

Embora tenha grande utilidade, principalmente para informar, tem grande influência sobre a população, podendo fazer com que as pessoas acreditem que um indivíduo é bom fazendo apenas algumas edições de imagens, ou o contrário, pode fazer com que as pessoas acreditem no que ela quiser que elas acreditem e é ai que mora o perigo. Se cair em mãos erradas pode se tornar uma grande arma.

Hoje em 2011 a televisão não mudou muita coisa, obviamente se modernizou, se adaptou aos novos padrões, porém o que realmente mudou foi o grau de persuasão e de manipulação sobre a sociedade, nunca a televisão dominou tanto as pessoas como agora, em meio a tantos acontecimentos políticos e econômicos a sociedade parece uma marionete, onde a aristocracia domina e e reina sem que os menos favorecidos possam se pronunciar ou se quer serem vistos.

Ainda convém lembrar que a televisão é o principal meio de comunicação e que o Brasil tem uma das melhores programações de TV aberta do Mundo, e mesmo assim ficam devendo, em diversos horários podemos ver a mediocridade dos empresários que só se importam com a audiência, e qualidade… nada. Não é para menos se não tiver audiência não tem patrocínio e sem patrocínio não tem dinheiro, mas porque só os programas de baixaria ou os Reality show dão audiência? Por que as pessoas gostam disso!

Dessa forma as pessoas tem o poder, com o controle remoto podemos fazer uma triagem do que vamos assistir, do que realmente é importante e merece audiência, cada um utiliza a TV da maneira que achar melhor, mas se ninguém parar para pensar nisso, as coisas vão acontecendo e ninguém percebe.

Obs. Hoje no Brasil temos três e meia escolhas de emissoras de televisão, a Líder ( Globo ) é dominada por políticos, já a Record que está “A caminho da liderança” é dominada pela Igreja, O SBT é dominado por um senhor de idade que mais parece um ditador, onde muda os programas de horário como muda de cueca, e a metade é a Band que apesar de ainda não fazer nem cosquinha dentre as grandes tem qualidade e pode, sim, chegar lá.

Henrique Abrantes pergunta: O que pode ser feito para que as redes de televisão funcionem sem que haja manipulação, levando em conta que a sociedade precisa ser manipulada?

Sobre Henrique Abrantes

Henrique Abrantes, nascido em 25/06/1992 é formado em Recursos Humanos com interesse na área de psicologia. Blogueiro desde 2009 tem um histórico invejável e uma escrita refinada, foi editor do RD1 e Presidente do CTV. Durante muito tempo escreveu web novelas e tem como hobby um blog(http://has02.blogspot.com) onde posta textos semanalmente sobre diversos temas, o blog já passa dos 200 textos publicados. Abrantes, como muitos o chamam, tem dois contos(Tudo vale a Pena no final - O profeta) e dois livros escritos(O diário de um Psicólogo - Bacanal). Atualmente ele está trabalhando em seu terceiro livro, que vai contar a história de um Serial Killer, ainda sem título definido.

Publicado em 04/10/2011, em Audiência da Televisão e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 Comentário.

  1. gostei do seu texto… mas vou acrescentar também que a televisão para muitas pessoas o o seu momento de viajar e sonhar num mundo impossível de chegar pela circunstancia da vida e da pobreza.

Deixe sua opinião sobre o assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: